A dor no calcanhar ao correr é bastante comum em atletas e pessoas adeptas de corridas, e na maioria das vezes, ela é passageira e pode ser cuidada com um bom tratamento em casa.
No entanto, algo que reforço constantemente com meus pacientes é que a presença de dor no calcanhar ao praticar uma corrida não pode ser subestimada, com o risco de provocar uma lesão mais grave.
Vários fatores podem estar relacionados a essa dor, como diferentes lesões, particularmente a fascite plantar, a tendinite de Aquiles, a fratura de fadiga, entre outras.
O primeiro passo é consultar um ortopedista do esporte, a fim de avaliar o quadro e propor o tratamento correto.
Se você é um atleta profissional ou amador, preparei esse guia mostrando o que pode provocar uma dor no calcanhar quando corre, e como aliviar e prevenir para que você possa continuar correndo nas melhores condições possíveis!
Causas Comuns de Dor No Calcanhar Ao Correr
Diversas condições podem causar dor no calcanhar ao correr, já que os choques repetidos sobre o calcanhar, assim como o trabalho dos músculos do pé e da panturilha causam muita pressão sobre a região.
Vamos conhecer agora as causas mais comuns:
Fascite Plantar
A fascite plantar atinge a fáscia plantar, uma fibra importante que ajuda a sustentar o pé, e quando há um desgaste, pode levar a uma inflamação.
A dor surge na base do calcanhar, especialmente de manhã ou depois de descansar.
Tendinopatia Insercional do Aquiles
A tendinopatia do Aquiles provoca inflamação no tendão calcâneo, sendo causada por atividades intensas, como a corrida, aliadas ao uso de sapatos inapropriados.
Esporão do Calcâneo
Um esporão do calcanhar é uma calcificação que gera dor ao caminhar ou correr.
Fascite Plantar: Identificação e Tratamento
A fascite plantar é a causa mais frequente de dor intensa na planta do pé quando você começa a andar e correr, e se não tratada, pode acarretar uma lesão mais séria.
Sintomas da Fascite Plantar
Os sinais da fascite plantar são fáceis de notar:
- Dor forte na planta do pé de manhã;
- A dor desaparece ao se movimentar, mas volta após longo repouso;
- Sensação de queimação e rigidez no pé.
Opções de Tratamento
O tratamento da fascite plantar varia de acordo com o caso, mas geralmente consiste em:
- Fazer alongamentos regulares para soltar a fáscia e aliviar a dor;
- Mudar a forma de treinar para não piorar a situação;
- Usar tênis projetados para corrida, que se ajustem bem ao pé e ajudem na pisada;
- Palmilhas ortopédicas podem ser úteis, já que dão suporte ao arco do pé;
- A fisioterapia ajuda a fortalecer os músculos de pé e perna;
- Em condições mais sérias, a cirurgia pode ser a opção.
Na verdade, a prevenção de lesões no calcanhar é sempre o melhor caminho.
Como Prevenir Lesões no Calcanhar Durante a Corrida
Para evitar lesões no calcanhar enquanto você corre, existem muitas medidas que podem ser adotadas, a maioria delas muito simples e que você pode integrar à sua rotina perfeitamente.
Calçados Adequados para Corrida
Para evitar problemas no calcanhar, é importante escolher bem o modelo de tênis para diminuir o risco de lesões.
Por isso, privilegie um modelo confortável, com uma camada a mais na área do calcanhar, como também um tênis com um bom suporte para o arco do pé.
Além disso, troque seus tênis de corrida se estiverem muito usados, aproximadamente 800 km.
Por fim, evite os tênis minimalistas ou pés descalços.
Exercícios e alongamentos
No caso de calcanhar do corredor, para proteger a região, você pode começar a fazer exercícios que visam alongar a fáscia plantar e as panturrilhas.
Alongamentos para evitar dor no calcanhar devem ser feitos 2 vezes por dia, até mesmo na presença da dor.
Modificação do treinamento
Se a dor no calcanhar lhe impede de andar ou correr normalmente, e se a sua intensidade é superior a 3/10, você deve evitar andar e a corrida.
Mas não é preciso interromper totalmente suas atividades. Você pode fazer, por exemplo, bicicleta, natação ou exercícios para fortalecer o calcanhar, mas sempre observando se essas atividades não aumentem sua dor.
Tratamento Para Dor No Calcanhar
O tratamento para dor no calcanhar envolve métodos que não são cirúrgicos, com o objetivo de aliviar a dor e ajudar no processo de cura.
Vamos falar sobre quatro formas de tratar a dor no calcanhar de maneira eficiente e segura.
Fisioterapia e Massagens
A fisioterapia e massagens são ótimas para quem sofre com dor no calcanhar. Essas técnicas diminuem a inflamação e melhoram a circulação sanguínea.
Quando se trata de como aliviar dor no calcanhar, você pode fazer uma massagem com uma bola de tênis, uma bola de massagem ou um rolo de massagem.
Basta colocar a bola embaixo do seu pé e rolar, dosando a força em função da sua dor. Essa massagem pode ser feita todos os dias, de 5 a 10 minutos.
No caso da fisioterapia, o fisioterapeuta pode criar um plano de exercícios feito especialmente para você, que além de ajudar na recuperação, previne novas lesões.
Uso de Antiinflamatórios
Os antiinflamatórios são muito eficazes na luta contra a inflamação, especialmente na lesão no tendão de Aquiles. Remédios como ibuprofeno aliviam a dor e diminuem o inchaço.
No entanto, qualquer medicamento nunca deve ser tomado por conta própria e sempre sob orientação médica.
Existem também cremes que podem ser aplicados diretamente na pele, trazendo alívio sem os efeitos colaterais dos remédios via oral.
Gelo
Antes de se deitar, dedique 20 minutos para aplicar uma compressa de gelo no calcanhar.
Para isso, prefira uma bolsa de gelo que você possa fixar na área dolorosa, com o auxílio de uma toalha.
Mas também é recomendado colocar o gelo durante o dia, de 2 a 3 vezes.
Uso de palmilhas
Para aliviar a dor no calcanhar, você pode usar palmilhas que ofereçam um bom suporte ao arco do pé, já que são concebidas para proteger o calcanhar e diminuir as pressões sobre o pé.
Elas oferecem um bom conforto e um alívio do calcanhar durante a corrida.
Conclusão
A dor no calcanhar ao correr pode estar associada a vários fatores, mas no caso da dor não passar ou piorar, o melhor caminho é buscar ajuda de um ortopedista especializado na área esportiva.
Dessa forma, ele poderá avaliar o seu quadro para saber saber exatamente o que está causando seu desconforto.
E com base no diagnóstico, o profissional irá recomendar o tratamento adequado, talvez até com várias terapias combinadas.
Se você quer aproveitar ao máximo suas corridas e evitar lesões, clique no botão abaixo e agende uma consulta com um ortopedista especialista!