ortopedista-especialista-em-pé-Tornozelo

Cirurgia de Joanete em Goiânia: Onde fazer e qual Médico procurar?

cirurgia-de-joanete-em-goiania

Existe uma dúvida frequente sobre a cirurgia de joanete em Goiânia, principalmente onde fazer e qual médico procurar.

Mas antes de saber como é essa cirurgia, é importante entender que nossos pés desempenham um papel importante no nosso equilíbrio, pois nos dão estabilidade, evitando assim as quedas.

Por outro lado, problemas nos pés podem causar desconforto, dores, afetar nossa qualidade de vida e até mesmo acarretar problemas sérios de equilíbrio.

No caso específico do joanete, é um problema que pode afetar consideravelmente nossa qualidade de vida e mesmo comprometer as tarefas do dia a dia e as atividades físicas.

É por isso que decidimos abordar esse tema com mais profundidade a fim de compreender as causas, qual o momento certo de procurar um médico especialista em pé, o tratamento e quando a cirurgia é indicada.

Cirurgia de joanete em Goiânia que é joanete?

Antes de entender mais sobre a cirurgia de joanete em Goiânia, vale saber o que é joanete.

Também conhecido sob o termo médico “hallux valgus”, o joanete é um aumento do osso ou dos tecidos que envolvem a primeira articulação do dedão do pé

Isso desloca o dedão em direção aos dedos menores e causa uma deformidade na parte da frente do pé, formando um caroço no dedão.

É mais frequente em mulheres em torno dos 40 anos, no entanto, pode acometer qualquer pessoa.

Embora mais raro, o joanete pode aparecer no quinto dedo do pé e provocar, da mesma forma, um caroço no lado de fora do pé.

O que causa joanete?

Diversos fatores podem causar joanete e embora a causa exata seja desconhecida, os principais são:

  • Genético;
  • Idade, sendo que 90% dos casos, o joanete aparece em torno dos 40, 50 anos;
  • Lesões no pé;
  • Esforço intenso e repetido do pé;
  • Doença inflamatória, muscular ou reumatismo;
  • Sapatos de tamanho errado ou muito pontiagudos;
  • Menopausa, que causa um relaxamento das estruturas fibrosas.

Quando se fala de fator genético, isso não significa que um joanete se transmite de geração em geração.

No entanto, se você sabe que tem uma predisposição porque alguns membros da sua família possuem um joanete, vale a pena consultar um ortopedista especialista em pé e adotar medidas preventivas.

Sapatos de tamanho errado causam joanete?

Essa é uma das perguntas mais frequentes de quem tem joanete: em que medida sapatos de tamanho errado favorecem a formação e progressão do joanete?

Ainda existe uma certa polêmica também sobre a ideia de que sapatos de salto alto ou pontudos e fechados contribuem para o surgimento do joanete.

No entanto, esse tipo de sapato contribui para a progressão de joanetes, uma vez que o pé está constantemente mantido na mesma posição, o que não é natural.

Se o seu pé tem uma predisposição a desenvolver joanete, é óbvio que manter seu dedão em uma posição inadequada, só vai piorar a deformação.

Como uma das causas do joanete é em razão de alterações biomecânicas decorrentes do uso de calçados inadequados, é justamente por isso a maior incidência em mulheres, por conta de calçados com bico fino e saltos altos.

Quais sintomas de joanete?

O principal sintoma visível de joanete é um caroço no dedão.

Os outros sintomas mais frequentes incluem:

  • Uma sensação de queimação no dedão e na região à sua volta;
  • Dificuldade para andar e perda de equilíbrio;
  • Cansaço frequente nos pés;
  • Dificuldade em encontrar sapatos;
  • Inflamação da pele do dedão;
  • Dormência do dedão;
  • Formação de calos, decorrente do atrito do dedão com os outros dedos.

A longo prazo, quando um joanete se forma, a parte da articulação chamada de “bursa”, que é composta de um líquido e que envolve e protege a articulação, torna-se inflamada.

Quando isso ocorre, toda a articulação fica rígida e, por consequência, dolorida, e dependendo do caso, será necessária uma cirurgia de joanete em Goiânia.

Dor no joanete o que fazer?

Existem diversas maneiras para aliviar as dores no joanete, sabendo que o melhor tratamento é a prevenção, e medidas podem ser tomadas para estabilizar a evolução do joanete:

  • Escolher calçados adequados, mas devem ser flexíveis, macios e não apertados;
  • Massagear o joanete com um gel anti-inflamatório;
  • Usar gelo no local, mas nunca diretamente sobre a pele.

Quanto aos tipos de calçados, para quem tem joanete, devem ser largos à frente e se possível, com uma sola de apoio.

Assim, permite ao pé ficar mais “solto”, portanto, menos “apertado”.

Qual médico que trata de joanete em Goiânia?

Se você sentir qualquer um dos sintomas listados acima e desconfiar de joanete, o médico que deve procurar é ortopedista especialista em pé, para fazer o diagnóstico e indicar o tratamento mais adequado.

O tratamento depende de vários fatores, como o grau da saliência e a existência de sintomas.

Vale lembrar que sem tratamento, o joanete aumenta com o tempo e pode ser responsável pelo surgimento de uma vermelhidão ou inflamação do lado do pé (bursite).

Quando é indicada cirurgia de joanete em Goiânia?

Apenas após o diagnóstico e os exames, o médico ortopedista em pé poderá optar ou não pela cirurgia.

Para isso, radiografias são realizadas a fim de confirmar o diagnóstico, avaliar a importância da deformidade, verificar a ausência de artrose e então planificar a cirurgia.

Vale ressaltar que a cirurgia de joanete em Goiânia é indicada quando o tratamento conservador não funciona e as dores passam a afetar a qualidade de vida do paciente.

Hoje em dia, a cirurgia minimamente invasiva já é uma realidade, promovendo um conforto maior ao paciente e um retorno mais rápido às suas atividades diárias.

Então, a cirurgia de joanete é indicada em casos de grandes deformidades, dor constante, dificuldades de marcha e a impossibilidade de usar calçados.

Cirurgia de joanete pela Unimed Goiânia

Uma das perguntas frequentes das pessoas é como é realizada a cirurgia de joanete pela Unimed Goiânia. 

Então, o ortopedista especialista em pé é quem vai definir qual procedimento mais adequado, de acordo com a gravidade da deformação.

Alguns tipos de cirurgia incluem:

  • Cirurgia convencional através de grandes cortes e longo período de repouso;
  • Cirurgia com corte menor e rápida recuperação; 
  • Cirurgia sem corte com possibilidade de pisar no outro dia.

No caso da cirurgia com corte, embora a recuperação seja mais rápida, a única desvantagem é a necessidade de cortes para corrigir.

Já a técnica sem corte, ou seja, da maneira percutânea, é realizada através de pequenos furos, com brocas especiais, onde o cirurgião consegue fazer a correção do joanete, sendo considerada uma cirurgia minimamente invasiva.

A grande vantagem é o tamanho da cicatriz, que basicamente não fica cicatriz nenhuma, além de provocar menos lesões de partes moles, como pele, músculos, ligamentos, tendões e vasos.

Se o caso for realmente a indicação de uma cirurgia de joanete em Goiânia, o cirurgião vai explicar tudo ao paciente, e é importante que nesse momento, sejam esclarecidas todas as dúvidas. 

Cirurgia de joanete em Goiânia: quanto tempo de repouso?

Vai depender da técnica utilizada para correção do problema. Existe cirurgia que possibilita pisar de imediato e procedimentos que necessitam até 60 dias de repouso.

Por exemplo, a cirurgia com corte menor, é necessário ficar sem pisar durante apenas uma semana, e passado esse período, já pode pisar de tênis, e a recuperação é muito mais rápida.

Geralmente, o paciente usa curativos pós-operatórios, os quais são essenciais para evitar novos desvios e são feitos normalmente semanalmente.

Para o sucesso da cirurgia, é essencial seguir todas as orientações do médico ortopedista em pé.

Qual médico faz cirurgia de joanete em Goiânia?

O médico habilitado em cirurgia de joanete em Goiânia é ortopedista especialista em pé, que além do exame clínico, vai solicitar todos os exames necessários para confirmar o diagnóstico.

Dr. Bruno Air Machado da Silva, membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e membro titular da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia de tornozelo e pé, possui ampla experiência em tratamento e cirurgia de joanete.

Seu trabalho tem como principal finalidade promover a melhor qualidade de vida aos seus pacientes, e para isso, avalia cuidadosamente cada caso, prestando um atendimento individualizado.

Gostou? Compartilhe
Dr. Bruno Air

Dr. Bruno Air é um médico especialista em cirurgia de pé e tornozelo pela Harvard Medical School. Além de atender sua especialidade, ele também clinica várias condições patológicas relacionadas aos pés e tornozelos.

Posts Recentes