O tratamento para fratura de pé em Goiânia pode ser feito na ausência de deformação ou fratura exposta.

É normal confundir uma fratura de pé com uma entorse, no entanto, todos os ossos do pé podem fraturar, seja de forma isolada ou múltipla.

As fraturas mais frequentes são as fraturas dos dedos e dos ossos do metatarso, ambas sendo tratadas pelo ortopedista especialista em pé.

O ideal é assim que suspeitar de uma fratura, procurar logo um profissional especialista, principalmente para evitar maiores complicações, o que pode até dificultar o tratamento.

Então, aqui está um guia completo sobre fratura de pé: causas, sintomas, os tratamentos e qual médico procurar em Goiânia.

Tratamento para fratura de pé em Goiânia: o que é uma fratura de pé?

Para entender em detalhes como é o tratamento para fratura de pé em Goiânia, saiba que opé é composto por 28 ossos e 30 articulações, distribuídos em uma arquitetura complexa.

 Logo, uma fratura de pé ocorre quando um ou vários ossos são quebrados.

Por exemplo, após uma queda, um contato brutal com um objeto ou um salto de uma certa altura, pode acontecer que um ou vários ossos do pé se quebrem.

Portanto, uma fratura de pé pode acometer qualquer osso, com consequências diversas de acordo com o osso afetado e a gravidade do traumatismo.

Essas fraturas impedem geralmente o bom funcionamento de todo o pé e são complicadas, porque se estendem até a superfície da articulação.

Se as fraturas mais frequentes ocorrem nos dedos, as mais incapacitantes são aquelas que afetam a parte de trás do pé, que são geralmente decorrentes de um choque violento.

Tratamento para fratura de pé em Goiânia: quais os tipos de fraturas de pé?

As fraturas do pé podem ser incompletas ou por estresse.

Na maioria das vezes, as fraturas por estresse ocorrem nos ossos do antepé, que podem se estender desde os dedos dos pés para o meio do pé (metatarso).

As causas mais frequentes são o aumento de carga durante os treinos e atividades de impacto, como correr longas distâncias, superfícies disniveladas ou mesmo treinamentos inadequados.

A maioria das outras fraturas tem origem traumática, como bater com o dedo em uma superfície rígida, tropeçar, cair em um buraco, etc.

As fraturas de pé podem ou não provocar o desalinhamento ósseo, e se o osso fraturado não romper a pele, chamamos de fratura fechada.

Quais as causas de fratura de pé?

A fratura de pé pode ser causada por uma série de motivos. Pode facilmente fraturar o pé no momento de uma queda, ou choque direto sobre o pé.

Esse tipo de traumatismo pode ser decorrente de um acidente de trânsito, cair em um buraco na rua, mas também durante a prática de certos esportes, como futebol, basquete, skate, esportes de combate, etc., ou até de uma pisada em falso.

Quais os sintomas de fratura de pé?

O principal sintoma da fratura de pé é a dor, a qual varia segundo o tipo da fratura e sua localização.

É normal o paciente mancar para evitar que seu pé suporte o peso de seu corpo, sendo uma maneira de proteger o pé.

Quando a dor é muito intensa, o paciente não consegue andar, além de sintomas como inchaço no pé ou dedos.

Outros sintomas de fratura de pé incluem:

  • Uma sensação de estalo;
  • Hematomas;
  • Deformidade do dedo ou de uma área do pé;
  • Sensibilidade inabitual;
  • Dificuldade em mexer o pé.

No caso de uma fratura exposta, é possível ver o osso.

Tratamento para fratura de pé em Goiânia: o que fazer?

Se você desconfia que fraturou o pé, consulte um ortopedista especialista em pé o mais rapidamente possível.

Enquanto isso, você deve:

  • Não colocar peso sobre o pé fraturado;
  • Aplicar gelo no local por até 20 minutos, sempre com a proteção de uma toalha;
  • Repouso;
  • Interromper qualquer atividade.

É muito importante tomar esses cuidados até marcar a consulta com o médico, pois uma fratura mal consolidada pode causar muitas complicações.

Esse é o caso com o calcâneo, cuja fratura pode levar a uma instabilidade, e até causar uma artrose.

Como é feito o diagnóstico de fratura de pé em Goiânia?

Assim que o médico especialista em pé suspeitar de uma fratura de pé, ele deve proceder imediatamente a uma radiografia do pé, a fim de determinar qual tratamento será mais eficaz.

Além disso, o médico vai procurar saber o que aconteceu, e para confirmar o diagnóstico, pode solicitar exames complementares, como ressonância magnética.

Qual o tratamento de fratura de pé em Goiânia?

A escolha do tratamento de fratura de pé em Goiânia depende:

  • Do tipo de fratura;
  • De sua gravidade;
  • De sua localização;
  • Do modo de vida do paciente;
  • Da sua idade;
  • De seus antecedentes médicos;
  • De suas expectativas.

Na maioria das vezes, o tratamento ortopédico consiste em imobilizar o pé, seja usando uma tala (gesso) ou uma bota ortopédica.

As pessoas não devem se apoiar sobre o pé durante um certo período, o qual vai depender do traumatismo, e pode durar até várias semanas.

Muitas vezes, o médico especialista em pé vai recomendar exercícios de fisioterapia, com o objetivo de melhorar a flexibilidade e o movimento do pé afetado e reforçar os músculos.

Tratamento para fratura de pé em Goiânia: qual o tempo de recuperação de uma fratura de pé?

O tempo de recuperação varia com a lesão, sendo que a maioria dos pacientes começa a andar 45 dias após a fratura.

Já quanto ao retorno ao trabalho e às atividades esportivas, pode variar de 2 meses a um ano.

É essencial seguir à risca todas as orientações do seu médico, justamente para evitar um problema mais sério e garantir o sucesso do tratamento.

Tratamento para fratura de pé em Goiânia: quando a cirurgia é indicada?

A cirurgia de fratura de pé é normalmente indicada no caso de fratura exposta, com comprometimento neurovascular associado.

Também em casos de politraumatismo, fraturas com perda óssea e com laceração do tendão.

Apenas o ortopedista especialista em pé é capaz de avaliar caso a caso e decidir ou não pela cirurgia, assim como a técnica a ser utilizada, com o uso de placas, parafusos e pinos.

Tratamento para fratura de pé em Goiânia : recuperação da cirurgia de fratura de pé?

Na verdade, a recuperação e o retorno às atividades vai depender da gravidade da fratura, da presença de outras lesões e da técnica de tratamento empregada.

Após a alta hospitalar, o paciente não deve colocar o pé operado no chão, e se possível, permanecer com o pé elevado.

Na grande parte dos casos, o retorno completo às atividades pode variar de 6 a 9 meses, sendo indispensável seguir todas as orientações do médico durante esse período.

Qual médico trata fratura de pé em Goiânia?

O médico habilitado em tratamento de fratura de pé em Goiânia é ortopedista especialista em pé, que além do exame clínico, vai solicitar todos os exames necessários para confirmar o diagnóstico, e então propor o tratamento mais eficaz.

Dr. Bruno Air Machado da Silva, membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e membro titular da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia de tornozelo e pé, possui ampla experiência em tratamento e cirurgia de fratura de pé.

Seu trabalho tem como principal finalidade promover a melhor qualidade de vida aos seus pacientes, e para isso, avalia cuidadosamente cada caso, prestando um atendimento individualizado.

Avatar

Ortopedista especialista em Pé e Tornozelo, graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009-2011). Especialização em Cirurgia do Pé e Tornozelo pela Universidade Federal de Goiás. Estágio em Pé e Tornozelo – Massachussets General Hospital Harvad University (2017).