Como os nossos pés estão em constantes movimentos, acaba que eles se tornam mais suscetíveis a alguns problemas. E, um deles, é o cisto sinovial pé. Mas você sabe do que se trata esse problema? Será que é alguma coisa grave?
Se você foi diagnosticado com cisto sinovial pé, é bem provável que esteja passando uma série de dúvidas na sua mente, certo?
Mas, a fim de fazer com que você se mantenha tranquilo, é importante esclarecer todas as dúvidas. Por isso, no artigo de hoje, iremos falar sobre todos os detalhes a respeito do cisto sinovial pé. Gostou? Então não deixe de conferir!
O que é cisto sinovial pé?
Em suma, o cisto sinovial nada mais é do que uma espécie de nódulo bem parecido com um caroço, que tende a surgir próximo de uma articulação.
E, ainda que estejamos falando do cisto sinovial pé, saiba que esse problema pode acometer outras regiões, como o pulso ou joelho, por exemplo.
Esse tipo de cisto é preenchido pelo líquido sinovial, e é por conta disso que leva esse nome. Mas como esse problema pode vir a acontecer?
Na grande maioria das vezes, isso acontece por conta de alguma pancada, lesão por esforço contínuo ou mesmo por conta de algum defeito na articulação.
Além disso, o sinal mais frequente do cisto sinovial pé é quando surge um caroço redondo e mole, que aparece próximo da articulação.
No entanto, saiba que na maioria das vezes o cisto sinovial pé não costuma apresentar algum tipo de dor, mas pode causar sim alguns desconfortos.
Mesmo porque, como ele cresce próximo aos tendões e músculos, pode ser sim que você sinta um certo formigamento, perda de força ou sensibilidade, em especial quando o cisto é muito grande.
Ademais, é bem comum que os cistos mudem de tamanho, os quais também pode desaparecer de forma natural, mas reaparecer depois do tratamento.
Tipos de cisto sinovial
Como já mencionado em tópicos anteriores, há mais de um tipo de cisto sinovial, haja vista que ele pode acometer outras regiões. Dentre eles, podemos citar os seguintes:
- Cisto sinovial no pé: as causas acabam por incluir tendinite ou corrida com calçado não adequado. Nesse caso, o tratamento pode ser feito por meio da drenagem do cisto, a depender da gravidade.
- Cisto sinovial do joelho, ou cisto de Baker: esse cisto acaba afetando mais a parte de trás do joelho, e o tratamento mais adequado é a aspiração para drenagem e a fisioterapia.
- Cisto sinovial na mão ou pulso: pode acontecer tanto na mão, dedos ou punho, e o seu tratamento pode ser a compressão com uma tala para imobilizar, aspiração do líquido, fisioterapia ou cirurgia.
Fora isso, é válido salientar que o cisto pode aparecer em pessoas de qualquer idade, sendo que o seu diagnóstico é feito por meio de exame físico, ultrassonografia ou ressonância magnética.
Quais são os sintomas de cisto sinovial pé?
O principal sinal do cisto sinovial pé com certeza é quando surge um caroço mole, de até 3 cm, junto de uma articulação.
Mas, ainda que de fato esse seja o principal sintoma, há alguns outros, que podem surgir com o tempo. São eles:
- Formigamento constante no membro que foi afetado;
- Diminuição da sensibilidade no local afetado;
- Falta de força na articulação;
- Dor junto da articulação.
Na grande maioria das vezes, o cisto sinovial pé acaba crescendo, de forma lenta, ao longo do tempo, por conta do acúmulo de líquido na articulação.
No entanto, também pode surgir de uma hora para outra, em especial por conta de alguma pancada direta.
Fora isso, saiba que também pode existir cistos sinoviais tão pequenos que não é possível ver através da pele, mas que ficam próximos aos tendões e nervos.
Se esse for o caso, saiba que a dor pode ser o único sintoma, e a descoberta só ocorre quando o médico solicita o ultrassom.
Possíveis causas
O cisto sinovial pé acontece por conta da “saída” do líquido sinovial da articulação, o que acaba por resultar na formação de um pequeno cisto.
No entanto, as causas que levam essa saída ainda não possuem tanta clareza, mas a teoria mais aceita é de que o surgimento está associado à realização de movimentos repetitivos ou pequenas lesões frequentes, no mesmo local.
Ademais, é possível que esse problema aconteça por conta de pancadas, alterações na articulação ou uso de calçados inadequados, no caso do cisto sinovial pé.
Como é feito o tratamento?
O tratamento do cisto sinovial pé vai depender do tamanho e dos sintomas que o paciente tem. Mas, no caso de não haver qualquer sintoma, pode ser que o cisto suma sozinho.
No entanto, nos casos em que o cisto tem um tamanho maior, provoca dor ou diminui a força, pode ser necessário o uso de alguns medicamentos anti-inflamatórios, o qual apenas o médico pode indicar.
Mas, em relação à aspiração do líquido do cisto, saiba que ele também é uma boa opção, o qual deve ser feito por meio de uma agulha.
Todo o procedimento, no entanto, deve ser feito em consultório médico, com anestesia local. Assim, deve-se retirar o líquido acumulado na região da articulação.
Assim que se faz toda essa aspiração, é possível injetar uma outra solução de corticoides, a fim de melhorar a cura do cisto.
Opções de tratamento natural
A depender da gravidade do seu caso, pode acontecer de o médico indicar algumas opções de tratamento que são naturais.
Um ótimo tratamento caseiro para aliviar os sintomas do cisto sinovial pé é a aplicação de gelo no local afetado, por cerca de 10 a 15 minutos, várias vezes ao dia.
No entanto, a acupuntura também é uma ótima opção para se usar no tratamento, em especial para aliviar a dor local.
Quando é necessário fazer cirurgia do cisto sinovial pé?
A cirurgia do cisto sinovial pé apenas se faz necessária quando o uso de remédios ou a remoção do líquido não provocarem qualquer melhora nos sintomas.
Nesse caso, a cirurgia deve ser feita com anestesia local, e consiste na remoção completa do cisto. No entanto, é um procedimento cirúrgico bem simples.
Mesmo porque, na maioria das vezes, a pessoa volta para a sua casa no mesmo dia, mas deve permanecer em repouso por cerca de 1 semana, a fim de evitar que o cisto volte.
E, durante os próximos 2 a 4 meses, o médico ainda pode recomendar algumas sessões de fisioterapia, para poder ajudar na recuperação completa.
A fisioterapia de cisto sinovial pé também pode se utilizar de técnicas como alongamentos, ultrassom, compressão ou exercícios ativos.