Fraturas que ocorrem no metatarso pé, são responsáveis por cerca de 30% dos traumas que ocorrem nos pés.

No entanto, essas fraturas podem ocorrer em qualquer pessoa, mas há alguns grupos em comum de pessoas em que ela pode se agravar, são eles:

• Atletas e esportistas;
  • Mulheres;
  • Pessoas com 20 a 50 anos.

A frequência em que ocorrem essas fraturas normalmente se dá em um ponto comum do corpo. Elas acontecem no quinto metatarso e, em seguida, nos metatarsos centrais e por fim no primeiro metatarso.

O que é uma lesão no metatarso pé?

Metatarso Pé

Em suma, o metatarso pé é composto por 5 ossos longos, os quais formam toda a região anterior do pé, a qual é famosa com o nome de “peito do pé”.

No entanto, o metatarso pé tem ligação com os demais por meio de músculos, ligamentos fortes e tendões.

Ademais, juntos, eles formam tudo o que é preciso para oferecer a estabilidade ao arco plantar. Em relação aos ossos do metatarso pé, eles conferem flexibilidade.

Mas, de todos eles, é o quarto e quinto metatarso que mais faz isso, o que garante com que o pé possa se adaptar a qualquer tipo de solo.

Além disso, o metatarso pé funciona se articulando com ossos do tarso e falanges, os famosos dedos dos pés.

Entretanto, o primeiro metatarso pé é o mais conhecido, haja vista que também é mais importante e também o mais resistente. Por consequência, ele é o que menos sofre com fraturas em geral.

Contudo, o quinto metatarso, como já dito antes, é aquele mais sofre lesões em geral, o qual tende a ocorrer na base e no terço médio. A sua localização é bem na base ou na cabeça do osso.

Agora, em relação a gravidade de uma fratura no metatarso, ela se determina de acordo com o local, extensão ou se há algum desvio.

Principais causas de lesões no metatarso pé

Metatarso Pé

Há diversos fatores que podem determinar a causa de fraturas do metatarso pé, mas, dentre essas causas, estão as contusões diretas e quedas sobre o dorso do pé.

No entanto, também pode acontecer de esmagar, no caso de acidentes de moto, carro ou por conta de quedas de alturas.

Fora isso, uma outra causa que pode ocasionar a fratura do metatarso é o estresse em decorrência de movimentos repetitivos.

Ademais, casos de sobrecarga contínua também podem ocasionar em fraturas, como pessoas que praticam esportes de impacto.

Principais sintomas de lesões no metatarso pé​

Metatarso Pé

O principal sintoma é a dor no pé. Ela pode variar de intensidade, porém, em alguns casos a pessoa sequer consegue colocar o no chão.

A presença de edema (inchaço) também é um dos sintomas. Hematomas também são outro tipo de indício que um indivíduo está com o metatarso lesionado.

Se a fratura do metatarso ocorrer na cabeça ou no colo do osso, a pessoa irá apresentar um calo.

Essa calosidade poderá ser vista na planta do pé. Isso é uma condição perigosa, pois ela pode desenvolver aí a metatarsalgia.

Se estes sintomas forem vistos, certamente a pessoa está com o pé quebrado.​

Como é feito o diagnóstico de lesões no metatarso pé?

Metatarso Pé

Também vale ressaltar que, ainda que uma pessoa tenha conhecimento, ela precisa ir até um hospital e procurar por um médico.

Em relação ao diagnóstico, ele deve ser feito pelo ortopedista, o qual fará algumas perguntas que já são de praxe, apenas para entender o caso.

Dentre essas questões, a principal é o seu relato de como aconteceu o incidente. Mas, se por acaso o paciente não souber, o médico deve investigar todo o quadro clínico de doenças prévias.

Com isso, ele irá encaminhar o paciente para fazer uma série de exames, a fim de ver qual é o grau do metatarso pé.

Mas, a princípio, o médico pode fazer um exame que se baseia em toques, o qual consiste em apalpar o local que está afetado.

Caso note a presença de alguma crepitação, dor, edema ou pulsação no dorso do pé, ele vai constatar uma possível fratura. Mas a confirmação só acontece com ajuda de outros exames.

No que diz respeito aos exames para diagnosticar a fratura e o grau, também é o próprio médico quem solicita, o qual tende a encaminhar para um exame de raio-x.

Em seguida, ele deve analisar e pode solicitar mais exames, apenas para determinar outros tipos de fratura.

Se porventura a lesão ou fratura for proveniente por estresse, é possível que não seja possível encontrar esse problema no exame de radiologia.

Mas, no caso de houver suspeitas de fratura por causa de estresse, ele pode solicitar exame de ressonância magnética, apenas para constatar.

No entanto, outra coisa que você deve saber é: caso o paciente apresente sintomas, é vital procurar ajuda médica o quanto antes.

A pessoa que não passa por diagnóstico e que não tratou da forma correta a condição, pode ter sérios problemas de incapacidade no futuro.

Tratamentos para fratura do metatarso pé

Há alguns tratamentos, e eles se darão a depender do local onde ele ocorreu.

Primeiro metatarso

Este é o mais importante dos metatarsos para uma pessoa. O primeiro metatarso é muito importante para caminhar.

Caso a lesão seja no primeiro metatarso pé, pode acontecer algumas instabilidades residuais.

Isso acontece porque, quando há lesão, a carga para outros metatarsos, como o lateral, que pode levar a metatarsalgia.

Quando há um tratamento de fraturas desse tipo, o objetivo é restaurar o alinhamento e comprimento. Com a finalidade de reduzir o peso transferido para outros metatarsos. O tratamento é determinado por alguns fatores:

• Tipo de fratura;
  • Local da lesão.

Mas, além desses dois fatores, deve-se considerar também a estabilidade e o desvio, a fim de direcionar um tratamento mais adequado.

Sendo assim, pode-se direcionar para o tratamento cirúrgico, que é em último caso, ou o conservador, que é muito mais comum.

Tratamento conservador

Existem alguns fatores que levam aos médicos indicarem o tratamento conservador e são eles:

• Presença mínima de desvio ou ausência total;
  • Ausência de Encurtamento;
  • Ausência de Exposição;
  • Nenhum Sintoma ou sinal de síndrome compartimental aguda.

O uso de órteses para imobilização do local também faz parte deste tratamento. Principalmente para permitir uma leve locomoção.

Mas, no tratamento conservador, as botas removíveis de cano curto além de sandálias ortopédicas removíveis de solado rígido são as mais indicadas por médicos.

Cirurgia no primeiro metatarso pé

Quando há desvios significativos e as fraturas apresentam instabilidades, indica-se a cirurgia.

A principal preocupação dos médicos é o deslocamento do plano sagital. Conhecido como aquele movimento pra cima e pra baixo.

Quando há elevada dorsiflexão e a possibilidade de transferência da carga para outros metatarsos, a cirurgia é indicada.

Em especial porque, caso isso não for corrigido, pode-se desenvolver metatarsalgia por transferência.

As principais indicações para cirurgia são:

• Quando há desvio angular maior que 10
  • Quando há desvio > 3 a 4 mm
  • Quando há traço articular
  • Presença de Encurtamento
  • Alguma deformidade rotacional

Se houver algum acometimento articular na base ou na cabeça do osso, irá requerer cirurgia.

A cirurgia é feita para restaurar a articulação congruente e reduzir o risco de artrose pós traumática ou alguma deformidade.

E normalmente é utilizado lascas e parafusos para fazer este tipo de correção.

Metatarsos centrais do 2º ao 4º

Por estarem na parte central, estes metatarsos são mais estáveis, por estarem conectados com partes molares.

A região onde eles se encontram têm menor mobilidade, e a presença de fraturas não deslocadas ou com pouco deslocamento é mais frequente e é tratada sem cirurgia.

Tratamento conservador

O tratamento conservador é feito caso a fratura tenha causado pouco desvio. Semelhante a fraturas do primeiro metatarsal, o tratamento conservador irá usar os mesmos itens. Como órteses imobilizadores para ajudar na distribuição da carga.

Pode ser indicado o uso de andadores ou muletas nas primeiras semanas. O uso de gelo, elevação do pé e compressão local será feito.

Principalmente para que haja o controle do edema, para ajudar na recomposição da amplitude dos movimentos e redução da inflamação local, produzindo uma melhor cicatrização.

Cirurgias do 2º ao 4º metatarso

Se houver a presença de translação dorsal ou plantar destes metatarsos, e for em cerca de 4mm ou mais, será recomendado a cirurgia.

Principalmente para redistribuir a carga na área do ante pé. Existem exceções, porém o tratamento conservador tem sucesso na maioria dos casos, sendo raros os cirúrgicos.

Devido a estabilidade inerente das estruturas de tecidos moles circundantes, há uma limitação de deslocamento.

Permanecendo estabilizado e ficando de forma intacta. Isso também ocorre mesmo com múltiplas fraturas metatarsais concomitantes.

Quinto metatarsal

De todas as fraturas que podem ocorrer nos pés, a do quinto metatarso é a mais comum de acontecer na maioria dos casos.

Normalmente há a ocorrência de fraturas diafisárias, e elas apresentam rápida evolução utilizando-se de tratamento conservador. O caso cirúrgico somente é indicado em alguns casos.

Tratamento conservador

O uso de órteses removíveis são utilizadas no tratamento conservador, assim como botas de cano curto.

As papetes ortopédicas também são usadas e ajudam a produzir ótimos resultados de recuperação de pacientes.

Cirurgia do quinto metatarso

Em casos graves é indicado, porém, incita-se primeiro ao uso de tratamento conservador. Porém, caso haja grande apresentação de dor, a cirurgia é feita imediatamente.

Mas, ela também é indicada em casos com desvio maior, que atinge as articulações ou se houver presença de fragmentos ou fratura exposta.

A cirurgia é feita por via aberta, e ela irá permitir o alinhamento e fixação de todos os segmentos. E pode-se utilizar parafusos, pinos, placas e lascas para isso.

Metatarso o que é?

O metatarso é um osso longo localizado na parte anterior do pé, entre o tarso (ossos do tornozelo) e as falanges dos dedos do pé. É composto por cinco ossos numerados de um a cinco, sendo o primeiro o mais curto e o mais lateral e o quinto o mais longo e medial. O metatarso é responsável por transmitir o peso do corpo durante a marcha e por isso é muito importante para a estabilidade do pé. As fraturas de metatarso são comuns e podem ser causadas por trauma direto, torção ou estresse repetitivo, como em corredores ou bailarinos. Os sintomas incluem dor, inchaço e incapacidade de suportar peso no pé afetado. O tratamento pode variar de acordo com a gravidade da fratura, mas geralmente inclui imobilização do pé com uma bota ou gesso e, em alguns casos, cirurgia. Além disso, o metatarso é uma região frequentemente afetada por condições como metatarsalgia, neuroma de Morton e fascite plantar. Essas condições podem causar dor, inchaço e desconforto na região do pé e exigem tratamento específico para alívio dos sintomas e prevenção de complicações.

Quinto metatarso quebrado

O quinto metatarso quebrado é uma lesão comum no pé humano que ocorre quando há uma fratura na base do quinto osso metatarso do pé. Essa lesão pode ser causada por uma variedade de motivos, incluindo atividades físicas intensas, quedas ou torções no pé. Em alguns casos, o quinto metatarso quebrado pode ser um resultado de uma doença óssea pré-existente, como a osteoporose. A recuperação de uma fratura no quinto metatarso pode variar de pessoa para pessoa, dependendo da gravidade da lesão. Em alguns casos, a recuperação pode levar semanas ou até meses, e pode exigir o uso de uma bota ortopédica ou gesso para imobilizar o pé. Além disso, repouso, compressas de gelo e fisioterapia podem ser recomendados para ajudar na recuperação.