Ortopedista especialista em tornozelo

Muitos se perguntam como é o tratamento de ruptura do tendão de Aquiles em Goiânia, mas o que é o tendão de Aquiles? 

É o tendão mais forte do corpo humano, que permite a flexão plantar e a propulsão à marcha, sendo indispensável para caminhar e correr.

A ruptura do tendão de Aquiles é equivalente a uma fratura, ocorrendo com mais frequência no momento de uma atividade esportiva intensa (futebol, basquete, squash), mas também decorrente de um acidente.

Independentemente da causa da ruptura do tendão de Aquiles, é indispensável consultar o mais rapidamente possível um ortopedista especialista em pé, para diagnosticar e propor o melhor tratamento.

Portanto, se você está desconfiando de uma ruptura do tendão de Aquiles, preparamos aqui um guia completo, como causas, sintomas e onde fazer tratamento de ruptura do tendão de Aquiles em Goiânia.

Tratamento de ruptura do tendão de Aquiles em Goiânia: o que é ruptura do tendão de Aquiles?

A fim de entender como é o tratamento de ruptura do tendão de Aquiles em Goiânia, é melhor conhecer mais sobre o que é tendão de Aquiles.

Então, o tendão de Aquiles liga o músculo da panturrilha ao calcâneo, osso que dá forma ao calcanhar. É como se fosse uma espécie de corda constituída por diversos filamentos.

Para ficar na ponta dos pés, os músculos da panturrilha vão se contrair e se encurtar. O tendão vai então exercer uma tração em direção ao alto e fazer o calcanhar sair do chão.

Com o tempo ou por conta de solicitações repetidas, os filamentos do tendão de Aquiles se enfraquecem, e o tendão pode se romper brutalmente no momento de um esforço.

Nesse caso, é o que chamamos de ruptura do tendão de Aquiles, também chamada de ruptura do tendão do calcâneo.

Quais as causas de ruptura do tendão de Aquiles?

Embora o tendão de Aquiles seja resistente, quando é muito solicitado, pode se fragilizar e se romper, principalmente no momento de um salto, queda ou movimentos repetitivos que implicam impacto e força.

Segundo a Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé, é mais comum em homens na faixa etária dos 30, 40 anos e atletas.

No entanto, pode atingir pessoas de qualquer idade, sendo ou não praticantes de atividades físicas regulares.

Em idosos, o tendão se torna menos flexível, onde a ruptura pode ocorrer por conta de um passo em falso, por exemplo.

São raros os casos em que o tendão de Aquiles pode romper espontaneamente, nesse caso, o tendão está mais fragilizado por causa:

  • De um tratamento medicamentoso, como medicamentos para diminuir o colesterol;
  • De infiltrações de corticóides;
  • De uma tendinite;
  • De obesidade;
  • De uma má postura, que solicita o tendão de forma excessiva.

Geralmente, o tratamento de ruptura do tendão de Aquiles em Goiânia vai se basear na causa da ruptura.

Quais os sintomas de ruptura do tendão de Aquiles?

Na grande parte dos casos, quando há a ruptura do tendão de Aquiles, o paciente se queixa de uma dor muito forte, localizada geralmente na parte inferior da panturrilha, podendo irradiar para a perna.

Um edema, uma impossibilidade de ficar na ponta dos pés, assim como uma diminuição da força muscular na parte posterior da perna também são sintomas de ruptura do tendão de Aquiles.

Outros sintomas incluem:

  • Estalo que pode ser ouvido no momento da ruptura do tendão;
  • Edema e inchaço no local da lesão;
  • No exame físico, é verificada uma interrupção na continuidade do cordão.

Tratamento de ruptura de tendão de Aquiles em Goiânia: como é o diagnóstico?

Para diagnosticar uma ruptura do tendão de Aquiles, o ortopedista especialista em pé vai realizar um exame clínico, e proceder a uma série de palpações.

Com um questionário completo e o exame clínico, o médico pode solicitar exames de imagem para confirmar o diagnóstico, como ultrassom, ecografia e ressonância magnética.

Por exemplo, a ressonância magnética permite visualizar o local exato da ruptura na articulação, assim como a extensão da ruptura.

E com base nesses resultados é que o médico vai avaliar qual melhor tratamento.

Qual é o tratamento de ruptura do tendão de Aquiles em Goiânia?

A ruptura do tendão de Aquiles necessita, em um primeiro momento, de repouso e eventualmente, aplicar compressa de gelo, a fim de reduzir a dor e a inflamação.

O tratamento ortopédico é recomendado nos casos de ruptura parcial, que consiste em imobilizar com talas de gesso ou bota ortopédica, sendo necessário fazer fisioterapia a fim de recuperar a mobilidade

A cirurgia é mais indicada para pacientes jovens que praticam atividade física regularmente e que precisam voltar aos treinamentos o mais breve possível.

Tratamento de ruptura do tendão de Aquiles em Goiânia: como é a cirurgia de ruptura do tendão de Aquiles?

O médico especialista em pé vai considerar a idade e o estado de saúde do paciente para determinar a técnica cirúrgica.

A técnica percutânea é a mais utilizada, onde o médico especialista em pé faz uma pequena incisão na pele sobre o tendão, para unir as duas pontas do tecido rompido.

Esse método expõe a menos riscos de problemas de cicatrização ou infecções, mas requer uma imobilização pós-operatória mais longa, comparando com a duração do tratamento ortopédico.

Tratamento de ruptura do tendão de Aquiles em Goiânia: tempo de recuperação da cirurgia?

O paciente, durante o pós-operatório, deve permanecer em repouso por, pelo menos, uma semana, e de preferência com a perna elevada, para evitar o inchaço e aliviar a dor.

Além disso, o pé é imobilizado com gesso ou tala, por cerca de 6 a 8 semanas, e o paciente não pode colocar o pé no chão.

Anti-inflamatórios e analgésicos são prescritos para aliviar a dor, e sessões de fisioterapia, mesmo ainda com o gesso.

Quanto ao período de recuperação, pode variar de 6 a 8 meses, e se as sessões de fisioterapia não forem feitas regularmente, esse período pode aumentar para um ano.

Tratamento de ruptura do tendão de Aquiles em Goiânia: qual médico trata?

O médico habilitado em tratamento de ruptura do tendão de Aquiles em Goiânia é ortopedista especialista em pé, que além do exame clínico, vai solicitar todos os exames necessários para confirmar o diagnóstico.

Dr. Bruno Air Machado da Silva, membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e membro titular da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia de tornozelo e pé, possui ampla experiência em tratamento e cirurgia de ruptura do tendão de Aquiles.

Seu trabalho tem como principal finalidade promover a melhor qualidade de vida aos seus pacientes, e para isso, avalia cuidadosamente cada caso, prestando um atendimento individualizado.

Avatar

Ortopedista especialista em Pé e Tornozelo, graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009-2011). Especialização em Cirurgia do Pé e Tornozelo pela Universidade Federal de Goiás. Estágio em Pé e Tornozelo – Massachussets General Hospital Harvad University (2017).